Quem sou eu.

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Sou uma Pedagoga apaixonada pelo meu trabalho! Busco, através da minha profissão, tornar a aprendizagem um caminho prazeroso em busca de desenvolvimento e crescimento, moral e intelectual.

domingo, 5 de abril de 2015

Páscoa no berçário

Diferentes experiências podem ser propostas na semana da páscoa para a turminha do berçário. Apesar de pequenos as atividades lúdicas são divertidas e educativas e os bebês adoram.
Seguem algumas sugestões:

Culinária - Brigadeiro de cenoura

A culinária é uma oportunidade dos bebês colocarem a mão na massa e assim poderem experimentar gosto, textura e vivenciar novas experiências. É claro que se tratando de bebês, não é possível ainda que eles produzam o resultado final como o desejado, sendo assim a culinária é um momento de experimentação. A sugestão é que os professores preparem antecipadamente a receita para que os pequenos possam levar o doce para casa e saborear com a família, carregando junto a receitinha, mas a bagunça e a lambuseira fica por conta deles mesmo... e é uma verdadeira festa!!! 

*Ingredientes:

. 1 lata de leite condensado
. 2 cenouras pequenas/médias cozidas na panela de pressão e passadas no espremedor de batatas para adquirir
textura de purê (aperte esse purê numa peneira para que escorra o máximo da água)
. 1 colher de manteiga
. açúcar para finalizar

*Modo de preparo:

Coloque na panela uma lata de leite condensado, uma colher de manteiga e o purê de cenoura. Misture bem e leve ao fogo médio. Misture sem parar usando uma colher de pau. Quando começar a descolar do fundo da panela, tire do fogo e deixe esfriar. Enrole os docinhos e passe no açúcar.


Cenoura de páscoa

Para guardar o brigadeiro de cenoura pode-se fazer um suporte. No caso abaixo foi feito em EVA e não houve a participação dos bebês, mas também sugiro a utilização de outros materiais como a cartolina, por exemplo, que pode ser pintada pelos pequeninos.
O copinho com o doce foi colocado dentro da cenoura.



´

Brincadeira - Cadê o coelho?

A brincadeira é bem simples: o coelho é apresentado para os bebês e na frente deles é colocado dentro de uma das casinhas. Em seguida o professor pergunta "Cadê o coelho?". O próprio professor levanta a casinha e diz "Achou!". Depois de algumas demonstrações alternando o coelhinho entre as casinhas o professor coloca o coelho em uma delas e não levanta mais, somente fica questionando os bebês "Cadê o coelho?". A reação dos pequeninos é instantânea, com certeza virão ao encontro das casinhas para levantá-las e tentar achar o coelho.

As casinhas foram confeccionadas com caixas de papelão encapadas e decoradas. O coelho foi feito de EVA através de um molde de coelho já postado neste blog. Utilizei um potinho de leite fermentado para sustentar o coelho em pé. Link do molde do coelho: http://123aprendendooutravez.blogspot.com.br/2010/03/blog-post.html


Visita do coelho

A visita do coelho é um momento mágico para os pequenos, pois eles ficam fascinados com o bichinho. Este é o momento para se tratar do cuidado para com o animal, ensinar a acariciar devagar, o silêncio e o ambiente acolhedor. Pode-se aproveitar a oportunidade para falar também da cenourinha que o coelhinho gosta tanto de comer.




Orelhas de coelho

No último dia os pequeninos foram embora com as orelhas de coelho e a maquiagem de coelhinho.


A semana foi ótima!
Feliz Páscoa!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seu comentário!